“CON-SPIRANDO”

 

Por: Priscila Siqueira (Fraternidade de São José dos Campos e Litoral Norte Paulista)

Na década de 90, havia uma revista latino-americana chamada “Cons-pirando”, que tratava de Ecofeminismo,

Espiritualidade e Teologia. Sem dúvida, essa publicação foi um marco na Igreja em sua tentativa de voltar sua luta às causas ligadas ao dia-dia das pessoas, principalmente as mais oprimidas e sem voz.

 

O grupo de colaboradores da Con-spirando era de primeira linha:

teólogas como Ivone Gebara, Ute Seibert Cuadra, Rosemary Radford Ruether entre outras; ambientalistas como Vandana Shiva; economistas como Mary Judith Ress.

 

Deu para ver que eram todas mulheres… Sim, a crítica que muitas de nós – mulheres- tínhamos em relação à Teologia da Libertação era que, apesar de ter sido um enorme avanço na análise de uma sociedade concentradora de renda e perversa com os mais pobres, havia deixado de lado as questões da mulher e do meio ambiente.

 

No filme “Pé na Caminhada” - excelente com certeza- a única mulher que aparece é uma líder sindical nordestina- Margarida Alves- morta por sua luta em favor dos camponeses. E ela não era de Igreja, o que não invalida seu martírio… Será que não havia mulheres dentro da Igreja que mereciam ser reconhecidas?!...

 

Daí, a Teologia Ecofeminista! O resgate das vozes das mulheres, tão silenciadas dentro de nossa querida Igreja e o sofrimento de nossa Casa Comum, a Mãe Terra, então esquecidos.

 

Infelizmente, essa revista publicada no Chile, mas que abrangia problemas dos cinco continentes, desapareceu. Creio que não conseguiu enfrentar a onda reacionária que caiu sobre a Igreja, atingindo de forma crucial a América Latina. Quem de nós (os mais velhos…) não se lembra como Dom Helder Câmara, Dom José Pires, Evaristo Arns e tantos outros representantes de uma Igreja avançada tiveram que se aposentar com 70 anos. Porém, Dom Eugênio Salles, mais ligado à Roma, ficou na ativa até 90 anos.

 

Porém, isso tudo aconteceu nos anos 90! Hoje temos um Papa latino-americano que conhece o que significa miséria, fome e abandono. Francisco, ligadíssimo como é com os anseios não só da Humanidade, mas também do Planeta Terra, lançou na quarta-feira -quatro de outubro- a encíclica “Laudate Deum” (Deus seja Louvado), documento no qual alerta que o “mundo está entrando em colapso e talvez se aproximando de um ponto de rutura”, por conta das mudanças climáticas.

 

Essa encíclica aparece oito anos da publicação da Laudato Sí (Louvado Sejas), onde já criticava os rumos da sociedade para conter a crise climática. Para Francisco, o grande mal do mundo é a ganância. Ganância que concentra escandalosamente a renda mundial nas mãos de uma pequena parcela de privilegiados, enquanto milhões passam e morrem por causa da fome. Ganância que não respeita o meio ambiente (como iria respeitar a árvore se não respeita as pessoas!?...)

 

O sociólogo Darcy Riberio, já há muito dizia que o “processo civilizatório” que reina no mundo, se baseia no lucro e não na pessoa humana. Daí estarmos fadados à falência total já que a capacidade de destruir só ser humano é cada vez maior, caso esse modelo de sociedade venha a persistir.

 

Esse é o apelo atual do Movimento de Jesus: que com nossas ações, testemunhos e orações, transformemos essa realidade. Apelo que atinge principalmente nós, da Fraternidade Leiga do Irmãozinho Carlos.  Não rezamos “Vinde Espirito Santo e ajudai-nos a mudar a face da terra?!”…

Espírito que é uma palavra feminina na língua falada por Jesus, o aramaico. Palavra que em grego foi para o neutro e em latim para o masculino…

 

Sim, o Espírito Santo, o Feminino de Deus que habita em todos nós -homens e mulheres- nos dê força e coragem para engravidar a terra e a sociedade com mais amor, generosidade e colaboração.

 

Como diz a poeta Hilda Hilst, “Que será de nós, se em pouco tempo, não abrirmos nossos corações ao infinito?!” ...

Imagem das revistas. Disponível em: https://conspirando.cl/ Acesso em 11 out. 2023.


Vejam também nossos boletins aqui



Postar um comentário

0 Comentários