MEDELÍN 2023 - Documento Final do Encontro Continental da Fraternidade Leiga Charles de Foucauld da América

Deus tocou os corações, abriu os olhos e as mentes da igreja para começar a caminhar junto com seu o povo

“Gritar o evangelho com a vida” Carlos de Foucauld

 

A Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de Medelín, de 24 de agosto a 6 de setembro (1968), foi a implementação do Concílio Vaticano II na América Latina. Implicou a emergência de uma nova prática pastoral a partir de um modo renovado de autocompreensão eclesial latino-americana que constitui um marco “fundacional”.

Os seus principais frutos foram as consequências de assumir a tarefa conciliar de um impulso renovador que consagrasse a abordagem à realidade (ver), lida na Palavra de Deus (julgar) e que conduz a um modo particular de fazer o trabalho pastoral (agir) e finalmente celebrar a vida (celebrar).

Nos eixos de: Justiça, Paz, Família e Demografia, Educação, Juventude, Evangelização e Crescimento da Fé, Pastoral Popular, Pastoral de Elites e Catequese.

Como ser cristão num continente cada vez mais empobrecido? Esta questão ressoou permanentemente em 1968 na Conferência de Medellín e continua ressoando para a Fraternidade Leiga Carlos de Foucauld, reunida em seu Encontro Continental na cidade de Medellín, do 26/11 ao 03/12 de 2023.

Diante dos acontecimentos de sofrimento e de esperança apresentados por cada delegação dos países presentes no encontro, deixando-nos interpelar pelo Documento de  Medellín, acolhemos, compreendemos, discernimos e procuramos agir em coerência  com o Evangelho.

O testemunho que emana de São Carlos de Foucauld, do ensinamento da Igreja Católica e dos apelos do Papa Francisco a uma atitude de construção da paz, da justiça e de  procura da fraternidade universal, conduz-nos a uma vida identificada com os últimos e  mais abandonados (Fratelli Tutti, 286-287).

 

“NOSSO ENCONTRO COMO FRATERNIDADE CONTINENTAL DE

AMÉRICA EM MEDELÍN 2023, INSCREVE-SE À LUZ DA

CONFERÊNCIA EM MEDELÍN EM 1968 PARA A AMÉRICA LATINA”

 

Sob esta luz, queremos deixar este precedente:

A sinodalidade da Amazônia e a crise climática, o papel do Papa Francisco que nos convida a cuidar da nossa casa comum. Um aspecto crucial que nestes dias a Fraternidade Leiga Charles de Foucauld abraçou, procura compreender e assumir para transformá-la,  é o que se refere à dramática situação do planeta Terra, nossa Casa Comum, consciente  de que a humanidade pode ser destruída por ações humanas brutais e irresponsáveis em busca de subtrair ao extremo todos os bens e riquezas, num verdadeiro ecocídio que nos empurra inexoravelmente para o genocídio total da presença humana no planeta. A responsabilidade pela vida da nossa querida Casa Comum está nas nossas mãos e nas nossas convicções. Como Fraternidade Leiga Charles de Foucauld, acolhemos o que anunciam a Encíclica Laudato Sí e a Exortação Apostólica Laudate Deum, para testemunhar com a nossa vida uma ecologia integral, reconhecendo que tudo está interligado, onde a terra e a humanidade são um único ser, onde um ser vivo não é autossuficiente, mas existe numa relação de interdependência e complementaridade de serviço mútuo (Laudato SÍ, 86).

Outro aspecto é a fé integral e a formação política para manter viva a memória do povo e o processo de luta na busca pela justiça e pela verdade.

E com os mártires da nossa caminhada na América Latina, podemos dizer:

 

“Quando um lutador derrama seu sangue, ele não só faz isso, mas acima de tudo derrama Espírito sobre o universo.

O Espírito que é vivo, permanece y fica como que flutuando e procurando corações para pousar, procurando corações para ungir.

Nossos corações se tornam uma pista de pouso de um Espírito e não uma pista por fora, mas por dentro. Se deixam ungir e então nos tornamos responsáveis pelas bandeiras desses combatentes, que é a sua presença viva.

“O lutador está presente, vivo entre nós, ele nos convoca e nos responsabiliza pela sua vida”.

Padre Orlando Virgílio Yorio

 

 

Posição da Fraternidade Leiga do Continente Americano em relação à guerra na Ucrânia e Rússia, o conflito em Gaza, entre outros:

 

Como nos diz o nosso querido São Carlos de Foucauld:

“É necessário amar a justiça e odiar a iniquidade e quando o governo comete grandes injustiças contra aqueles que estão sob nossos cuidados, é preciso dizer… não temos o direito de ser sentinelas adormecidas ou cães mudos ou pastores indiferentes” ….

Carlos de Foucauld

 

Por esta razão, unimo-nos ao Papa Francisco no apelo ao fim da guerra. Ouvimos o clamor daqueles que sofrem nesta guerra sangrenta, que faz tantas vítimas inocentes, e rezamos ao Deus da Vida pela paz com Justiça.

Estamos convencidos, partindo das nossas realidades de cada país, de que numa guerra ninguém ganha e que o sofrimento é levado aos pequenos, aos mais vulneráveis.

 

“Inteligência, por favor, parem com os ataques e as armas, porque deve ser entendido que o terrorismo e a guerra não fornecem soluções, mas apenas a morte e o sofrimento de muitas vidas inocentes. A guerra é uma derrota. Toda guerra é uma derrota. Rezemos pela paz em Israel e na Palestina”.

Papa Francisco.

 

Somos encorajados em nossa caminhada a olhar para nossos filhos, nossos netos, que nos impulsam a dar o melhor de nós mesmos em favor de um mundo de verdade mais justo, mais humano, mais equitativo, que lhes deixe como herança um futuro de dignidade e de luz, e não de sombras, que seja de estabilidade e não de sobressaltos ou ameaças.

A Casa Comum que habitamos é a única que temos e não podemos desperdiçar os nossos recursos, temos a certeza de que nisto não há meias medidas; ou somos a favor da vida, ou estamos na presença de um autoextermínio coletivo.

Pedimos a Deus, por intercessão de São Carlos de Foucauld, que nos conceda audácia, a inteligência, a sagacidade para saber enfrentar os desafios que temos pela frente.

Assim como o Irmão Carlos, nos emocionamos com aquele versículo do capítulo 25 de São Mateus neste imenso jardim que é a América: “tudo o que fizerdes a um dos meus pequeninos, foi a mim que o fizeste”. Que ele continue sendo nossa inspiração para tudo o que vier.

Fraternalmente em Jesus,

ASSINAM OS DELEGADOS DOS PAÍSES PRESENTES NO ENCONTRO CONTINENTAL AMERICANO:

Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Costa Rica
El Salvador
Estados Unidos
Honduras
Venezuela


FRATERNIDADE LEIGA SÃO CARLOS DE FOUCAULD DE AMÉRICA

Medelín, Colômbia, 1º de dezembro de 2023.



Vejam também nossos boletins aqui




Postar um comentário

0 Comentários