FRANCISCO E AS MULHERES


Por: Priscila Siqueira (Fraternidade de São José dos Campos e Litoral Norte Paulista)

Irmãs e irmãos da Fraternidade Leiga do Irmãozinho Carlos,

 

É um privilégio e uma alegria para nós, termos como Chefe de nossa Igreja uma pessoa como o Papa Francisco. Vocês viram o que ele fez na cerimônia do Lava Pés da Semana Santa?! Não foi maravilhoso?!

 

Ele não só realizou essa cerimônia fora de um templo religioso - primeira vez em toda história...- como foi lavar os pés de mulheres encarceradas na cidade de Roma.

 

Com esse gesto ele não só imitou Jesus em sua atitude de humildade, lavando e enxugando os pés dos apóstolos, como enalteceu a mulher. E mulher encarcerada, marginalizada da sociedade formal.

 

Já na sua primeira homilia deste ano de 2024, Francisco enfatizou a injustiça e maldade que ocorre na sociedade mundial em relação à mulher. A violência à mulher é um dado que ocorre em todo o planeta terra (Com pouquíssimas exceções!).

 

Não seria a má interpretação de Gênesis que diz que o Mal veio ao mundo através da mulher, o causador de tal fenômeno?

 

Francisco também tem chamado a atenção sobre a “masculinização” da religião e da Igreja. As mulheres não têm voz ativa dentro dela, apesar de serem a maioria em todos os cultos católicos.

 

Pois é isso, queridas irmãs e queridos irmãos.

Somente quando o Feminino entrar na História, teremos uma sociedade mais fraterna e igualitária. Feminino que deve ser perdão, aceitação do diferente, empatia pelo outro. Não foi João Paulo I que disse que Deus é mais Mãe do que Pai?!...

 

Que a Páscoa da Ressurreição nos dê força e coragem para continuarmos na luta pelo Reino de Deus e sua Justiça no mundo. Afinal, “o resto nos será dado por acréscimo”…

 

Boa PÁSCOA - Passagem da escravidão à liberdade, da Morte à Vida, para todos nós!

 

Vejam também nossos boletins aqui




Postar um comentário

0 Comentários